Featured
Curiosidades

A serra gaúcha é cheia de atrações e muitas histórias pra lá de curiosas. Muitas vezes nem sabemos a sua origem, mas ainda assim visitamos. Por isso, listamos abaixo algumas delas, para que você fique por dentro e ainda mais empolgado em conhecer esses lugares com a gente. Clique nos botões abaixo para visualizar o texto.

Bem no coração da cidade de Gramado está a Igreja Matriz São Pedro. A construção inspirada no estilo arquitetônico romano chama a atenção por sua beleza e hoje é um dos pontos turísticos mais fotografados. A história mostra que a iniciativa de edificar esta obra – originalmente uma capela de madeira – foi do Arcebispo D. João Becker, em 1917. Muitos anos depois, em 1943, começou a construção da igreja que vemos hoje, formada por 78 mil pedras basálticas e imensos vitrais sacros que foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier e que mostram as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo. O sino feito de bronze, aço e estanho pesa 1.000 quilos e em 2009 ele foi sistematizado eletronicamente. A igreja tem uma altura de 860 metros, sendo que a torre tem 46 metros. Padroeiro – A Igreja Matriz levou 8 anos para ser concluída. A inauguração ocorreu no dia 29 de junho de 1942, data em que é comemorado do Dia de São Pedro, padroeiro dos católicos gramadenses. A praça em frente à igreja é muito bonita. De um lado, imensos canteiros tomados por flores dão um colorido todo especial para as fotos da fachada da igreja. Do outro, estão dispostas estátuas em tamanho real dos 12 apóstolos. À noite a igreja e a praça ganham novos contornos por conta da iluminação que foi planejada para valorizar o espaço, o que garante belas fotos. Visitas – A igreja abre diariamente das 7h30 às 21 horas, e é frequentada pela comunidade e também por muitos turistas que vão até o local para conhecer, fotografar e em alguns casos, para orar. Seu altar está sempre adornado por muitas flores e a igreja costuma receber uma decoração temática religiosa, em datas como a Páscoa e o Natal.

SERVIÇO
O QUÊ: Igreja Matriz São Pedro
ONDE: Av. Borges de Medeiros, 2659, Centro, Gramado - RS
CONTATO: (54) 3286-1187
FUNCIONAMENTO: Diariamente, das 7h30 às 21h
INGRESSOS: Acesso gratuito

Este é um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado. As águas escuras e profundas do Lago Negro são envolvidas pelo verde das árvores que fazem deste um dos lugares mais bonitos da cidade. A área total é do parque é de 89.336m² e a do lago é de 17.470 m². Sua profundidade alcança 14 metros. A visita ao Lago Negro é recomendada a qualquer hora do dia – seja pela manhã para uma boa caminhada ou ao entardecer para sentar e tomar um chimarrão – já que o local está sempre movimentado. Hortênsias e azaleias se revezam e a cada estação bordam as margens do lago trazendo cor e vida, proporcionando momentos de relaxamento e contemplação. História – O Lago Negro foi idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, que foi uma das primeiras pessoas a ver o potencial turístico de Gramado. Devido a um trágico incêndio ocorrido em 1942, grande parte das árvores foram totalmente queimadas, entristecendo a paisagem. Para tentar conter o fogo, moradores abriram uma fenda no chão, onde encontraram uma vertente, que mais tarde seria transformada em um lago artificial, o Lago Negro. Originalmente, aquela área era chamada de Vale do Bom Retiro e pertencia a família Bier. Em 1953, por iniciativa de Leopoldo Rosenfeldt, o local foi reflorestado. Ele importou da região da Floresta Negra, da Alemanha (seu país de origem), mudas de árvores que foram plantadas em torno do lago.

O QUÊ: Lago Negro
ONDE: Rua. J. Renner Bairro Lago Negro – Gramado – RS
FUNCIONAMENTO: Diariamente – acesso livre (24 horas)
PEDALINHOS: Diariamente, de 8h30 às 18h

A casa do cinema brasileiro em Gramado. Assim é o Cine Embaixador, que passou a ser chamado de Palácio dos Festivais, por sediar há 45 anos um dos maiores eventos do cinema do Brasil e latino. São quatro décadas de tradição preservando a sétima arte e colocando Gramado no mapa cultural do Brasil e da América Latina. Estrutura – Com detalhes em madeira incluindo o Kikito, a fachada do Palácio dos Festivais é em alvenaria e de estilo colonial. O Cine Embaixador tem capacidade para receber 1.100 pessoas e conta com uma programação semanal de filmes em exibição. Serve de bilheteria para espetáculos como o Natal Luz e o Korvatunturi, e atrações como o Snowland. Por sua excelente localização e estrutura confortável, também costuma sediar eventos privados (geralmente palestras). Festival de Cinema – No mês de agosto todas as atenções se voltam ao Palácio dos Festivais por conta da realização do Festival de Cinema. Um tapete vermelho é estendido por toda a Rua Coberta até a entrada do Palácio dos Festivais. Filmes de curta, média e longa metragem ganham a tela e passam pelo crivo do júri técnico e também pela avaliação do público em geral, que costuma lotar a sala de cinema para conferir os filmes em competição, mas também para ver de perto as celebridades – uma tradição do Festival de Cinema de Gramado. Aos vencedores é dado o Kikito, troféu que representa o “Deus do Bom Humor” e foi criado pela artesã Elizabeth Rosenfeld. Museu do Festival – Para quem aprecia história, cultura e cinema, não deve deixar de visitar a mais recente atração que está junto do Palácio dos Festivais. O Museu do Festival de Cinema fica no andar superior do prédio, e apresenta uma moderna estrutura que conta a história deste grande evento. Uma cafeteria com vista para a Avenida Borges de Medeiros é mais um atrativo do local que vale a visita. Natal Luz – Além de funcionar como bilheteria central do Natal Luz, o Palácio dos Festivais sedia uma das atrações mais esperadas do evento: o Show de Acendimento, que é quando milhares de luzes são acesas no Centro da cidade. O espetáculo ocorre às 21 horas e é sempre muito aguardado pelo público, que toma conta da Avenida Borges de Medeiros para acompanhar de perto a encenação teatral que acontece no Palácio dos Festivais. Caminho das Estrelas – em frente ao Palácio dos Festivais foi criada o Caminho das Estrelas, fazendo uma alusão a famosa Calçada da Fama, de Hollywood. No Caminho das Estrelas estão gravadas as mãos de alguns artistas brasileiros (e de algumas personalidades que não são artistas!). Em uma breve caminhada pela calçada em frente ao cinema é possível conferir estes registros.

SERVIÇO
O QUÊ: Palácio dos Festivais
ONDE: Av. Borges de Medeiros, 2.697, Centro, Gramado - RS
FUNCIONAMENTO: Como bilheteria, diariamente. Sessões de cinema às sextas, sábados e domingos, às 20h30. Em janeiro, fevereiro e julho a programação é diária em virtude das férias, também às 20h30.
INGRESSOS: Acesso gratuito

Outro ponto turístico da cidade de Gramado, é a rua Emilio Sorgetz a Rua Torta, ponto muito visitado que encanta e chama atenção do turista e de quem passa por ela. Conhecida por sua sinuosa forma tortuosa lembra uma das mais famosas ruas da Califórnia a Lombard Street. Lombard Street: É uma das mais famosas ruas da cidade de São Francisco na Califórnia, ganhou destaque Internacional devido a sua ingrime ladeira a qual passa centenas de pessoas todos os dias. Inclusive foi cenário de vários filmes. Este formato foi idealizado em 1922 pelo proprietário Cal Henry com a finalidade de eliminar os 27 degraus que deciam a colina e de possibilitar o trafego de automóveis nela . A rua Torta em Gramado é cheia de magnificas flores e árvores que a tornam ainda mais bela e magica. Tire fotos e brinque com a sua imaginação. Localizada de fronte a praça das Etnias é muito bem localizada e de fácil acesso.

OQUE: Rua Torta
SERVIÇO: Ponto Turístico
ENDEREÇO: Rua Emilio Sorgetz,120 Planalto

Contemplação da natureza a 850 metros de altura. Se você estiver em Gramado reserve ao menos uma hora para ir até o Belvedere Vale do Quilombo. Localizado a apenas 10 minutos do centro da cidade, é ponto tradicional de muitas fotos por apresentar uma vista espetacular do vale e das montanhas. É possível ir até o belvedere de carro, a pé, de moto ou bicicleta. Não é necessário pagar nada, pois o local é aberto. Na Avenida das Hortênsias – seguindo em direção a cidade de Canela – há um acostamento onde os carros param para que as pessoas possam chegar até a calçada com vista para o vale.SERVIÇO

O QUÊ: Belvedere Vale do Quilombo
ONDE: Avenida das Hortênsias, s/n° – Gramado
FUNCIONAMENTO: Livre
INGRESSOS: Acesso gratuito

Se você quer sentir a energia de Gramado precisa conhecer a Rua Coberta. Localizada bem no centro da cidade, é um espaço que reúne restaurantes, cafeterias e lojas. É palco de diversas apresentações culturais e de muitos eventos, incluindo o Festival de Cinema – quando um imenso tapete vermelho é estendido por toda a extensão da Rua Coberta até a entrada do Palácio dos Festivais. Então, durante uma semana, artistas, diretores, produtores e imprensa nacional e internacional desfilam pela Rua Coberta, que fica tomada pelo público que quer conferir de perto toda a badalação. Durante outro grande evento, o Natal Luz, a Rua Coberta ganha uma decoração toda especial e uma das mais tradicionais atrações do evento acontece ali: as apresentações da Árvore Cantante. Atrações na temporada de Páscoa e o tradicional Festival de Gastronomia também são realizados ali. Mudança - Originalmente chamada de Rua Madre Verônica, ela foi repaginada há alguns anos, quando foi coberta com uma estrutura de acrílico e a passagem de carros foi impedida, dando lugar a bancos para descanso e também a estrutura dos restaurantes e cafés. O ano todo - São 100 metros de comprimento que ligam a principal avenida da cidade – a Borges de Medeiros – a Rua Garibaldi. Ponto de encontro de turistas o ano inteiro, a Rua Coberta tem acesso livre e serve de abrigo para os dias chuvosos, onde se pode sentar sem pressa e desfrutar de um dos principais atrativos de Gramado: a sua gastronomia. Sempre tem uma música ao vivo acontecendo em um dos restaurantes, o que garante o clima de descontração do local. Referência - Geralmente as lojas ficam abertas até às 19 horas (mas na temporada de Natal Luz se estendem até às 21 horas), já os restaurantes e cafeterias funcionam até a meia-noite. Para quem quer curtir um cineminha fica fácil pois o Palácio dos Festivais (único cinema da cidade) está bem na frente da Rua Coberta. Já para quem prefere um momento de introspecção, pode ir até a Igreja Matriz, que fica ao lado do cinema, a poucos metros dali. Curtir Gramado é desfrutar de uma das suas principais referências: a Rua Coberta.

SERVIÇO
O QUÊ: Rua Coberta
ONDE: Rua Madre Verônica, s/nº, Centro, Gramado - RS
FUNCIONAMENTO: Diariamente
INGRESSOS: Acesso gratuito

A região do Parque Estadual do Caracol, foi habitada, até meados do século passado, por índios caingangues que viviam nas florestas de araucárias. Eram catadores de frutos e sementes e, eventualmente, caçadores. Por volta de 1863, chegou a região o primeiro colonizador europeu, juntamente com sua família. Viveram como agricultores e pecuaristas e foram, durante muitos anos, os únicos moradores do local. "Dentro do Parque do Caracol você pode desfrutar de um delicioso passeio de trem conduzido pelo maquinista carinhosamente conhecido como Zé do Apito. Uma forma divertida de contar a história da imigração do sul do país e a interação com o meio natural. A partir de 1900 começaram a surgir novos colonos, madeireiros e os primeiros hotéis e casas de veraneio, muito antes de existir a cidade de Canela. As pessoas eram atraídas pelo clima ameno, as florestas, a pureza do ar e das águas. Em 1925 chega a ferrovia em Canela, que começa a crescer de forma rápida, principalmente em função da exploração, escoada pela estrada de ferro. Rapidamente o parque tornou-se o local mais visitado do Rio Grande do Sul. A moderna infraestrutura existente permite ao visitante um melhor aproveitamento dos recursos, como painéis interpretativos, trilhas ecológicas, estrutura de lazer, lancheira, restaurante, lojas de artesanato e uma escadaria de 927 degraus que leva os visitantes até a base da cascata. O passeio narra um pouco da história da Imigração, das primeiras viagens de trem pela região e da importância da preservação da natureza. O trem leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes, um lugar animado e divertido onde a bicharada vive os hábitos e costumes dos imigrantes alemães e italianos. Ao passar o dia no parque pode-se desfrutar das churrasqueiras cobertas com mesa e bancos, próximas a banheiros, envolta um imenso gramado dando vida e paz interior. História, natureza e infraestrutura. Até hoje, tudo que foi dito sobre o Parque Estadual do Caracol, não tem nada de exagero, afinal estamos falando do 2 º ponto mais visitado do Sul do Brasil.

SERVIÇO
O QUÊ: Parque do Caracol
ONDE: Rodovia RS 466 Km 0
FUNCIONAMENTO: Diariamente das 8h45min às 17h45min
INGRESSOS: Compra direto no parque.

Inaugurado em 1991, tem arquitetura de estilo normando, reforçando as raízes de origem alemã, tão presentes na cidade. Ao lado do pórtico há um banheiro público, um posto de informações turísticas e canteiros repletos de flores, perfeitos para fazer o primeiro registro fotográfico da cidade.

SERVIÇO O QUÊ: Pórtico estilo normando (via Taquara)
ONDE: ERS 115 – Gramado – RS
FUNCIONAMENTO: Diariamente – acesso livre (24 horas)
INFORMAÇÕES TURÍSTICAS: Terças a domingos, das 8h às 15h

Utilizando a chamada Rota Romântica, você irá encontrar o primeiro ponto turístico da cidade. Inaugurado em 1973, o pórtico com inspiração no estilo bávaro é ponto de parada para fotos. Construído em pedra com detalhes em lambrequim (madeira recortada) o pórtico dá as boas-vindas aos visitantes, oferecendo sempre um jardim impecável de ser apreciado.

SERVIÇO
O QUÊ: Pórtico estilo bávaro (via Nova Petrópolis)
ONDE: ERS 235 – Gramado – RS
FUNCIONAMENTO: Diariamente – acesso livre (24 horas)
INFORMAÇÕES TURÍSTICAS: Terças a domingos, das 8h às 15h

Breve história do Labirinto Verde Antigamente era um pequeno campo de futebol, onde as crianças e adolescentes brincavam, mas no final de 1980, moradores da cidade, expuseram algumas ideias para tornar aquele espaço, em um ponto turístico, que favorece mais a cidade. A sugestão de construir o Labirinto Verde, foi do Sr. Hans Hesse, um morador alemão da cidade de Nova Petrópolis. O ponto turístico foi inaugurado em 1989.

Endereço:
Av. 15 de Novembro - Centro de Nova Petrópolis, junto a Praça das Flores.

Endereço
Rua Emílio Janga, 95 
Bairro Capão da Cruz 
Sapucaia do Sul - CEP 93224-050

Contato
Tel: 51 99646 9217

© 2020 - Todos os direitos reservados